Caribe: navegação e diversão


Deixar programação de viagens para a última hora não é o ideal. É bom planejar tudo com antecedência como forma de aproveitar a viagem ao máximo, através de uma minuciosa pesquisa de preços, roteiros, meios de hospedagem, transportes, restaurantes, atrações... Não menosprezando quem faz de outro modo, cada um com seu estilo! 

Mas nas últimas férias foi decidido tudo na última hora, com pouco mais de trinta dias antes da partida. O programa original era visitar a família, viajando para cidades próximas a nossa. Então surgiu uma oportunidade rara, casando dias certos das férias com um roteiro em um cruzeiro imperdível e com preço ótimo. E para completar, visitando sete países que ainda não conhecíamos. Considerando ainda que sete paradas, em um cruzeiro de dez noites, é algo muito bom! Daí não teve jeito: tivemos que embarcar nessa aventura! 

O roteiro compreendeu doze dias no Caribe - Oito países, oito cidades, muita praia, muito sol e muita luz! 

Pode parecer um daqueles roteiros loucos, onde no fim das contas a gente não conhece nada... Mas deu para absorver muito. A viagem, além de divertida e relaxante, foi proveitosa culturalmente! Viajar de navio pelo Caribe resgata a viagem de Cristóvão Colombo e seus parceiros chegando às Américas em Caravelas e guiados por instrumentos simples como o Astrolábio, a Bússola, o conhecimento das marés, dos ventos e das constelações. Como se navegava naquela época sem os mega computadores atuais?? 

Este tipo de viagem todo o tempo relembra o encontro e o estranhamento dos povos, as conquistas, as guerras, as conciliações e as colonizações no passado. Que, positivas ou negativas, resultaram em culturas riquíssimas! Todas pinceladas com sabores, cores, aromas e influências dos africanos, caribenhos e europeus, na dança, na comida, na economia, nos idiomas... Tudo salpicado pelos turquesas intensos, brilhos azuis, verdes bebês, dourados, esmeraldas, coloridos, das águas, areias, peixes, pássaros e natureza exuberante da vida no Caribe. 

Como nem tudo é perfeito... Desvantagens de ter viajado de última hora:

  • O roteiro foi feito às pressas. Com mais tempo teríamos tido tempo de pesquisar mais detalhes;
  • Apesar de ter adorado ficar no Caleta 64 em Porto Rico (uma experiência nova que vou contar aqui), encontrei muitos hotéis já lotados e os preços um pouco inflacionados;
  • Talvez, com mais antecedência, encontrasse o aéreo com preço melhor.
Aguarde a publicação deste roteiro em detalhes, em nossa próxima postagem.

Clique aqui e leia boas dicas para você que planeja viajar.
Saiba mais sobre destinos no Caribe clicando aqui.

Comentários

  1. Já estou me deliciando com as dicas M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S de Viajando com Puny, obrigada e bjo Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Carolzinha! Fico feliz em saber que vc curte meus textos. Sua opinião é muito importante para mim. Bjs e saudades!

      Excluir
  2. Que maravilha,Adri! Agora preciso de dinheiro para realizar! rsrsrs Bjs,Li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Para realizar tem que sonhar um pouco e se programar. Saudades de você! Bjs, Adri

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo