Roteiro um dia em Sacre-Coeur e Arredores, em Paris, França



Montmartre - Sacre Coeur - Moulin Rouge


Comparando a Paris de minha primeira visita, em 2001, com a Paris encontrada em 2014, lamentei certa decadência em algumas partes da cidade. Tomar um café em Montmartre, treze anos atrás, era como entrar em um túnel do tempo e voltar a Belle Époque na virada do Século XIX. O bairro no entorno da Sacre Coeur respirava arte, com seus inúmeros pintores expondo seus maravilhosos quadros, no interior de uma praça verde e segura. A própria Igreja do Sagrado Coração era marcada pela tranquilidade sacra, traduzida pelos sussurros respeitosos em seu interior.

Sem dúvida a área mantém seu esplendor e belezas inconfundíveis. A vista do alto mantém-se a mesma, mostrando o infinito das belezas de Paris. Mas agora, como em quase todos os pontos de interesse no mundo, Sacre Coeur e Montmartre têm um burburinho intenso, resultado dos grandes aglomerados humanos. Na praça encontramos algumas tendas armadas com comércio, mesas, cadeiras e, por mais que procurássemos, não encontramos as obras de arte e seus autores pintando sob a sombra das árvores. As escadas que levam ao topo da igreja estavam lotadas e inseguras, com alguns sujeitos achacando os turistas. A única vantagem prática no lugar foi a construção de um funicular, que permite o transporte de pessoas até o topo de Sacre Coeur, facilitando a vida de quem tem mobilidade limitada.
Enfim, perdeu-se o romantismo do bairro. Mas isto é detalhe! Afinal você está em Paris e não pode deixar de conhecer cada recanto. Saindo da colina desça pela Rue Lepic, que leva ao Moulin Rouge e tem uma variedade enorme de bons restaurantes.  Ali também fica o Café des Deux Moulins (Dois Moinhos), famoso por ser o local onde trabalhava Amelie Poulain, do filme “O fabuloso destino de Amelie Poulain”.
Apesar da sensação de uma busca pelo que não existe mais, não vale o saudosismo. A visita sempre vale a pena! Precisamos conhecer todo lugar, para poder comentar.

Para conhecer outros roteiros em Paris, clique aqui.

Comentários

  1. Paris é uma cidade única, maravilhsosa e possui váriospontos turísticos interessantes e históriocos. Durante o meu iontercâmbio na França, eu tomei um curso de francês em Paris com hospedagem, alimentação e atividades de lazer incluídos. Tive dias perfeitos nesta cidade encantadora. Vale muita a pena curtir esta cidade e a escola onde estudei é a sprachcaffe. Compartilho as minhas excelentes experiências aqui como também a escola onde estudei http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/paris/main.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato!
      Agradeço dispor seu tempo para compartilhar suas experiências positivas em Paris. Espero que o link da sua escola ajude outros leitores a decidirem por fazer um curso no exterior, o que é uma experiência inesquecível. Obrigada e um grande abraço!
      Adriana

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo