Desembarque de cruzeiro em Palermo, Itália - Caminhos do Mediterrâneo

Elegante Via Roma
Aportamos em Palermo, cidade do extremo sul da Itália, na região da Sicília. Nossos objetivos: tomar um cappuccino acompanhado de um típico doce italiano, visitar o Mercado de Ballaro e conhecer alguns importantes pontos históricos da cidade.

Palermo tem uma infinidade de igrejas e monumentos, mas devido ao curto tempo imposto pela parada de um dia do navio, escolhemos atrações próximas ao porto de desembarque: Quattro Canti (Piazza Vigliana), Fontana Pretoria e a Catedral di Palermo.
Desembarcamos cedo e seguimos pela elegante Via Roma. Assombrosamente velha! Foi a ideia que tivemos de Palermo. Mas com um quê de encanto. Afinal é a Itália e, como sempre na Itália, tudo tem uns “cinquecento anni” (quinhentos anos) ou mais. 
Quattro Canti
Entramos na Via Vittorio Emanuele e seguimos direto para a Piazza Vigliana, conhecida por  Quattro Canti. Foi uma encomenda do vice-rei, em 1608, para emoldurar o cruzamento das principais avenidas da época: a via Maqueda e a Vittorio. As quatro esquinas são compostas por prédios em estilo barroco, representando o leste, oeste, norte e sul. Praticamente idênticos todos têm três estátuas e uma fonte.  Cada uma das três estátuas representa uma estação do ano (primavera, verão, outono e inverno), um rei da região da Sicília (Charles V, Philip II, Philip IV e Philip III), e uma das padroeiras de Palermo (Cristina, Ninga, Olivia e Agata). Na época de sua construção foi considerado um dos primeiros exemplos de urbanismo na Europa.
Piazza Pretoria
Logo ao lado de Quattro Canti está a Piazza Pretoria, onde fica a bonita Fontana Pretoria, construída em Florença em 1554, mas transferida para a Praça Pretoria no ano de 1581. Seguindo ainda na Via Vittorio, mais adiante está a Catedral de Palermo. Grandiosa é a melhor expressão para defini-la. Datada de 1185, sua arquitetura sofreu diversas alterações ao longo dos séculos, com influências variadas como a
bizantina, barroca e gótica. A última grande alteração aconteceu no fim do século XVIII, quando o interior da catedral foi completamente alterado.
Tutti delizioso!
Paramos em uma pequena cafeteria  para cumprir nosso objetivo gastronômico. Dentre tantos doces, escolhemos um maravilhoso canudo recheado com creme, que escorria pelos cantos da boca. Para acompanhar um verdadeiro Cappuccino Italiano. Água mineral para reidratar. Tutti delizioso!! 
Cores do Mediterrâneo
Refeitos, seguimos em direção a uma das melhores partes da cidade: o Mercado de rua de Ballaro, que não decepcionou nem um pouquinho! Um mercado de rua como qualquer outro, mas com um diferencial: as cores e variedades dos produtos mediterrâneos. Os tomates de um vermelho profundo. A profusão de temperos relacionados às massas e seus molhos. Os azeites mais diversos possíveis. Os cheiros inigualáveis no ar. Tudo encantador aos olhos e ao paladar. E, somado a isso, a gritaria e gesticulação natural dos italianos da região da Sicilia. Sim, estamos mesmo na Itália!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo