Deliciosa gastronomia em Montevideo

Arredores Mercado del Puerto

Hoje as notícias são fresquinhas. Nossa equipe recém chegou de quatro dias em Montevideo, a capital do Uruguai, e aproveita para atualizar o leitor sobre como a cidade está.

Desde nossa última visita, em 2011, percebemos que o centro ficou um pouquinho decadente. As grandes construções de rica arquitetura estão sem manutenção básica. As pinturas desbotadas, descascando, o que tirou um pouco o encanto artístico da cidade nova. A cidade velha já não anda tão segura como antes. Tipos suspeitos espreitam os turistas e houve-se falar em assaltos na região. E já não encontramos tudo tão limpo quanto nas últimas visitas.

Mas isso não é motivo para desanimar de badalar pela região da Plata. Já que a gastronomia continua rica. São tantos pratos a degustar, que quatro dias foi pouco tempo para apreciar tudo. Começando pela carne bovina, que em qualquer lugar é boa. Parte-se com garfo, come-se com batatas fritas, purê de batata, enfim, come-se muita batata por lá. O doce de leite é o carro chefe das sobremesas uruguaias. E assim vai guiando os croissants recheados com doce de leite (bizcocho de dulce de leche), os alfajores (também recheados com doce de leite), as tortas de doce de leite, sorvete com doce de leite... E tudo que couber em sua imaginação, que leve doce de leite,
Torta de Alfajor
provavelmente você encontrará! E têm as empanadas, as tortilhas, os pães, as media-lunas (croissants), os vinhos – especialmente os da uva tannat – o medio y medio, drink típico, que mistura vinho branco com pro-seco, e é servido no Mercado del Puerto... Falando em Mercado del Puerto, constatamos que as grelhas continuam invertidas, mostrando toda gama de carnes assando. Defumando o cliente que se perde no deleite dos grelhados. E os chivitos? Nunca comeu um? Tem que provar! São sanduíches com recheios diversos como alface, tomate, bacon, etc. Mas o recheio básico típico é composto por um filet macio de carne bovina e ovo cozido. Outra coisa que os uruguaios adoram são os panchos (mini hot dogs) e os seus derivados, como os Frankfurters – cachorros quentes com uma variação grande de complementos e as Húngaras, que são os cachorros quentes recheados com linguiça. Todos os sanduíches normalmente vêm
Cafés charmosos
acompanhados das inseparáveis batatas fritas e uma maionese que parece caseira. Aliás, tudo no Uruguai vem acompanhado dessa maionese: os pães das entradas, as carnes, os sanduíches, as saladas... E são gostosas, temperadinhas! Tem também o gramajo que é feito com batata frita palito servida com presunto, bacon, ovos, ervilhas, cebola... Uma loucura de paladares que engorda qualquer um só de pensar! No mais, há cafés e restaurantes muito charmosos por toda a cidade, servindo esta profusão gastronômica.

Se nos decepcionamos um pouco com a parte central da cidade, descobrimos novos ares na  capital uruguaia: o bairro de Punta Carretas está se preparando, investindo na expansão de sua rede hoteleira, para receber bem os turistas. O bairro vizinho de Pocitos segue a tendência. Ambos os bairros estão à beira rio, com extenso calçadão, ideal para a prática de esportes, como caminhadas, corridas, pedaladas, futebol e é também
Orla rio da Plata
onde os uruguaios passeiam com a família, amigos e cachorros, a noitinha e nos fins de semana. Nos dias mais quentes a região fica ainda mais animada.  É bem guarnecida de bons restaurantes, padarias e abriga o Shopping Punta Carretas - aquele que fica no prédio de um antigo presídio, e onde destacamos, entre muitas lojas bacanas e um supermercado Disco, a Cerveceria La Pasiva, com um cardápio variado contendo a maioria das guloseimas acima citadas. O rio da Plata é outra novidade: de tão largo não se vê o outro lado da margem. E as ondas quebram na praia, como se fossem mar. A única diferença são as margens do rio, que além de pequenas praias de areia, têm longos gramados e vegetação verde que se estende até a beira d’água.
No bairro de Punta Carretas
Ainda próximo ao bairro de Punta Carretas, as terças e sábados (martes y sábados) acontece uma interessante feira de roupas, artesanatos e produtos hortifruti. Dá para garimpar alguma bijou e artigos em couro. Fica em Villa Biarritz, a uma quadra da praia.

Sobre os táxis: esse é um assunto que nunca se esgota. Porque é sempre difícil pegar táxi como um turista. Montevideo não é exceção. Volta e meia seremos ludibriados por esta categoria. Uma dica: procure utilizar os táxis oficiais de Montevidéo, 141.

Ônibus é uma boa opção na cidade: se ficar em Punta Carretas, para ir até a rodoviária pegue o 121, em frente ao shopping Punta Carretas. De lá você pode fazer pequenas viagens às 
cidades de Punta Del Leste e Colônia de Sacramento.
La Compania del Oriente
O aeroporto internacional de Montevideo, Carrasco, está novo, confortável e tem um bom free-shop. Um voo de Guarulhos até lá dura aproximadamente duas horas.

Algumas boas lojas: Para roupas, Daniel Cassin, Lemon (com acessórios bonitos), Lolita, Parisien, e com artigos de casa, La Compania del Oriente e Tiendas Montevidéo – todas no Shopping Punta Carretas e vários pontos da cidade.

Leia mais sobre Montevideo clicando aqui.

Comentários

  1. Cada foto eu me inspiro em conhecer Montevideo. Esse blog é meu norte para conhecer um cadin desse mundão... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renan! Suas visitas são um incentivo ao Viajando com Puny. Boas viagens! Abraço, Puny

      Excluir
  2. E-mail enviado por Andrea:

    Quanto tempo! Queria mesmo falar com vc, tentei adicionar uma informação no seu blog, mas não consegui.

    Gostaria de agradecer as dicas sobre a cidade de Colônia de Sacramento, com isso acabamos por nos hospedar lá, foi ótimo. Adorei !

    Bjs

    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Para visitar o post de Clarissa Aguiar Ribeiro, sobre Colônia do Sacramento, clique em http://www.livrosviagens.blogspot.com.br/2011/11/para-um-feriadinho-prolongado-colonia.html .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo