Belezas de Cabo Frio, RJ

Há tempo desejamos postar aqui sobre Cabo Frio, mas como nossas visitas à cidade são sempre rápidas, pedimos a Vitória Paiva, formanda em jornalismo, que descrevesse para esta coluna impressões baseadas em suas inúmeras férias nesta deliciosa praia. 

“Dotada de belezas mil, escondida vives num recanto”

Vitoria frequenta Cabo Frio desde a infância

Quem conhece Cabo Frio não tem vontade de sair. A cidade, localizada na Região dos Lagos e cerca de 02h30min da capital, tem praias maravilhosas e um clima muito acolhedor. Se você ainda não escolheu onde passar o ano novo, Cabo Frio é uma excelente opção. Mas corra! Nesta época os hotéis, pousadas e casas já estão lotados – principalmente pelos mineiros e fluminenses. Portanto, não se assuste se encontrar muito conhecido lá ou se ouvir muito “uai sô”.

Para mim a Praia do Forte é a melhor: movimentada, com vários lugares ao redor para comer e comprar, além de contar com a vista do maravilhoso Forte de São Mateus e a irresistível e famosa Feirinha, onde encontramos lembrancinhas, artesanatos e roupas.


Praia do Forte

Praia do Forte
A Praia do Forte é um dos pontos mais requisitados pelos turistas. Com 7,5 quilômetros de extensão, as águas transparentes e cristalinas da praia se unem à areia branca e fina formando o maravilhoso visual do mar. Conta com uma proximidade de restaurantes, lojas, sorveterias com um vasto buffet a quilo e playgrounds para as crianças.

Onde comer: Chez Michou (creperia famosa da cidade vizinha, Búzios), Vira Verão (restaurante), Bob’s, Big Pizzas, Subway, Comilão (fast food). Na avenida da praia, você encontrará diversos restaurantes, que servem almoço e jantar. Além de bares, como Imperador e Koala.


Forte São Mateus


O Forte, construído em 1618, é um patrimônio histórico nacional e ajuda a Praia do Forte a manter um dos mais belos cartões postais da cidade, bem como do país. Atualmente apresenta cinco compartimentos: casa do comando, quartel da tropa, cozinha, casa da pólvora e cela. Conta também com duas baterias à barbeta, uma guarita e edificação para o quartel. De lá, observa-se toda a beleza da praia que o cerca. É aberto ao público e a entrada é gratuita. Não saia de lá sem visitar e registrar este momento com fotos! O visual é lindo. Vale a pena!


Noite


Não só para quem é adepto da noitada, mas também para aqueles que gostam de um passeio básico num final de tarde e início de noite, o Boulevart Canal é uma ótima dica. O Canal (como é conhecido) é destaque por conta de sua grande concentração de restaurantes, bares, boates e embarque e desembarque para passeios de barco na cidade (há alguns que servem jantares à noite).
Quem optar por um jantar, é preciso chegar cedo. As filas de espera ficam bem grandes. Alguns restaurantes referências são Tia Maluca, com frutos do mar e picanha na pedra, além de outras opções; Restaurante do Zé, famoso por sua picanha e Picolino, da chef Denise Linhares.

Shopping da Gamboa – Rua dos biquínis

Mulheres e fãs de compras: se preparem. A Rua dos biquínis é um ponto em que o nosso dinheiro “voa”. É praticamente impossível visitar Cabo Frio e não ir a este lugar. Mas vai uma dica: reserve uma tarde para este passeio. A rua única, com mais de 100 lojas de biquínis e roupas de ginástica, é conhecida internacionalmente como a maior rede de moda praia da América Latina.
Como chegar: para quem quer dar um passeio, é bom ir pé. O lugar é mais afastado e fica depois da ponte Feliciano Sodré, próximo ao Boulevart Canal. Também há opção de pegar barca, que sai também do Canal.  O horário de funcionamento é a partir das 9h e em alta temporada as lojas fecham até depois de 00h.


Ano Novo


“Cabo Frio tem réveillon inesquecível”: esta foi uma das principais manchetes de jornais no final do ano na Região dos Lagos. Apesar da grande concentração de turistas, vale a pena a experiência de virada de ano nesse paraíso. Atualmente, a prefeitura tem disponibilizado uma série de dez shows para celebrar as férias e o novo ano. É show um por dia, que ocorre geralmente de 26/12 até 05/01 na Praia do Forte. Com uma queima de fogos maravilhosa, que dura cerca de 15 minutos, Cabo Frio e seus turistas recebem a alegria do novo ano. É emocionante!
_____
Não é só desses pontos citados que vive Cabo Frio, que também é bem conhecida pela Praia do Peró, Praia Brava, Praia das Conchas, Praia das Dunas, Praia do Foguete e Ilha do Japonês.

O bom de passar as férias nesse lugar é que você poderá conhecer as cidades vizinhas, como Búzios (Rua das Pedras como referência), Arraial do Cabo (passeios de barcos pelas praias que se assemelham às caribenhas) e Rio das Ostras (Praça da Baleia).

Visitar Cabo Frio, bem como a Região dos Lagos, vale muito a pena. Quem vai pela primeira vez, cria facilmente o hábito de ir todo ano. Não é a toa que eu amo essa cidade e rezo para o final de ano chegar, concorda?

Comentários

  1. Ótimas referências sobre a cidade, e uma riqueza de detalhes maravilhosa!!!
    Meus parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!! Arrasou!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo