Desembarque de cruzeiro em Portland, Maine – terra da lagosta


Visitamos Portland, nos Estados Unidos, por um dia. Chegamos pelo porto, onde o navio atracou, ávidos por conhecer a terra das lagostas e dos alces. A cidade é pequena e o local de desembarque fica a poucos passos do centro. Logo na chegada encontramos diversos artesãos oferecendo seus trabalhos ao longo da rua. Todo artesanato reporta a rica história, as paisagens e a cultura do estado do Maine.

É fácil visitar todas as principais atrações da cidade caminhando, já que é tudo muito perto. Por isso, apesar da oferta de ônibus de turismo e até um caminhão de bombeiros adaptado ao transporte de turistas, decidimos percorrer a cidade a pé. Primeiro caminhamos até Exchange St. e chegamos a Old Port, que é um conjunto de prédios de tijolos, datados do século XIX, construídos originalmente para servir aos setores industriais de exportação e pesca. Atualmente é uma
Centrinho turístico
área pitoresca, revitalizada, e abriga lojas diversas, restaurantes e pubs.  Depois seguimos pela Midlle St. até chegarmos a Victoria Mansion (Park St.), considerada uma das mais tradicionais casas vitorianas, datada de 1858. Se paga aproximadamente 15 dólares para visitar o interior que é todo original, com mobílias, cerâmicas, decorações de parede e tapetes antigos. Abre às 10h. Fizemos o caminho de volta pela High St. até Congress, onde fica  a Wadsworth-Longfellow House, casa onde o poeta Henry Wadsworth Longfellow cresceu, no século XIX.
 
Na High St. passamos pelo Portland Museum of Art, que tem uma interessante coleção de artefatos históricos do Maine. Daqui vale retornar ao centrinho, onde o comércio é bem animado. A cidade é verde, com bonitas praças, muitas flores e cafés  aconchegantes.

Para comer uma boa lagosta vá até a Comercial Street, que fica a beira-mar. A área é bonita e enfeitada pelos barcos
coloridos. As lagostas tem preços acessíveis na maioria dos restaurantes. Dentre a pesquisa de restaurantes escolhemos, pelo ambiente e localização, o Gilberts Chowder House. Não nos arrependemos. O local é descontraído, tem uma área interna e outra externa. Escolhemos a externa, onde faz um friozinho, por isso é bom estar agasalhado. A lagosta é
Comercial Street
maravilhosa. Escolhemos um combo com milho cozido e batata frita. Portland é famosa também pela sua quantidade de cervejarias. Optamos por provar a Shipyard. Se quiser visitar a Cervejaria, vá até a Newbury St. esquina com Hancock e visite a Shipyard Brewing para uma degustação de cerveja.
 
Outra atração bacana na cidade:
• Portland Head Light (farol) - George Washington determinou sua construção em 1787. Atualmente ele é o farol mais fotografado da América do Norte.
  
Para comer lagosta qualquer um destes é bem cotado e fica perto do porto:
• Gilberts Chowder House - 92, Comercial St.
• Portland Lobster Co. – 180, Comercial St.
• Dmillos on the Water (este fica em um barco) - 25, Long Wharf (esquina com comercial)

Leia também Sugestão de roteiro incluindo Estados Unidos e Canadá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo