Ushuaia, la ciudad del fin del mundo

Do idioma indígena yagan, ush (ao fundo) e wuaia (baía), Ushuaia significa baía profunda. Foi ali que nosso navio atracou. Chegamos a capital da Província da Terra do fogo pela água, em um dia cinzento de janeiro, verão no hemisfério sul. A paisagem no entorno, composta por montanhas salpicadas de neve. Os termômetros marcavam 0°C e o povo local usava trajes leves como suéteres ou camisas de malha de algodão em manga comprida.

Logo na chegada o que mais chamou minha atenção foram as flores dos jardins da praça, em frente ao porto. Flores nunca antes vistas por mim. Raras, típicas de um clima superfrio como o da cidade mais austral do planeta. Logo adiante, o Museu del fin del mundo.

Esta cidade que nasceu como base de um presídio extinto em meados do século XX, logo assumiu sua vocação turística, devido a sua localização na extremidade do polo sul e a sua proximidade da Antártida, do canal de Beagle e do Cabo Horn.

Passamos apenas um dia em Ushuaia, por isso não pudemos explorar os arredores da região, as trilhas selvagens, as florestas nativas e atrativos aquáticos, como as ilhas de pinguins e leões marinhos. Mas nosso objetivo neste destino era puramente gastronômico: nossa ida a Ushuaia visava consumir in loco as centollas (os caranguejos gigantes)!
Por isso, passamos o dia explorando o charmoso centro comercial representado pela avenida San Martin. O comércio estende-se pelos arredores com diversas lojas vendendo guloseimas como geleias, chocolates, souvenires e o artesanato típico local representado por esculturas pintadas em madeira do zorro (lobo nativo vermelho), pinguins, entre muitas novidades encantadoras. Percorremos os pubs, restaurantes e apreciamos muito os prédios com arquitetura típica, a maioria em estilo chalé. Típico também do local são as lojas de grifes, no estilo Argentino, vendendo perfumes e marcas famosas a preços de free shop.

Após degustar a desejada centolla, paramos em uma lanchonete que oferecia café, guloseimas e internet wi-fi. Nos fundos, no ambiente interno (pois ninguém é doido de sentar em mesas externas naquele frio), mesas com guarda-sóis, ao estilo praia brasileira, compunham o ambiente. Indagado sobre a novidade, o dono da lanchonete, jovem de uns 30 anos, explicou que morou em Copacabana, no Rio de Janeiro. Por isso se inspirou em representar a praia, em sua lanchonete, em plena Ushuaia. Enfim, curiosidades de viagens! Infelizmente, não anotei o nome do lugar para recomendá-lo.
Você poderá gostar também de ler sobre Cabo Horn, Fiordes Chilenos, navegação pelo sul do planeta.

Leia mais sobre a Argentina clicando aqui.

Clique aqui para conhecer um pouquinho de Bariloche.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi, dri!
    Adorei seu blog!!!
    Esquecemos de falar sobre ushuaia hoje, mas da proxima vez será uma das pautas! Vou aproveitar todas as dicas e me preparar para conhecer esse lugar!!
    Um beijo meu e da Yo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Row! Que bom ter sua visita no blog e saber que você está gostando. Precisamos falar sobre Ushuaia sim. Beijos para vocês e mantenham contato. Adri

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo