Pralinés - qual a verdadeira história?

Li ontem, no caderno Ela do Globo, interessante matéria sobre o centenário das pralinés: delicioso chocolate amargo, recheado com nozes, originário da Bélgica? Ou da França? Ou ainda de New Orleans, como querem os americanos, com suas pralinés recheadas com massa feita com nozes pecan?
A verdade é que a matéria do Globo refere-se a praliné como um doce originário da Bélgica, desenvolvido pelo farmaceutico Jean Neuhaus, na farmácia de seu avô. "Em vez de chocolate amargo, que já era conhecido e usado como remédio, ele criou um recheio de nozes que cobriu com chocolate e batizou de praliné".
Hoje em dia a internet facilita a vida, mas dificulta um veredicto final. Pois, ao buscar informações mais concretas para divagar sobre o doce, na rede, fiquei ainda mais perdida: os franceses poderiam ser os autores da receita, desde o século XVII. Ou os suiços, produtores do melhor chocolate no mundo? Até mesmo os americanos arriscam ser donos da praliné, através da introdução da sobremesa na região pela culinária creoule, utilizando nozes pecans no doce.
Mas o que importa? Importa mesmmo é que as pralinés são deliciosas e você não pode perder a chance de consumi-las estando na Bélgica, na França ou em New Orleans.

Comentários

  1. Não importa de onde veio, só sei que fiquei com uma vontade louca de provar, hehe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo