O charme de Icaraí, Niterói, RJ

Praia de Icaraí com MAC ao fundo
Estou dando início a uma série que chamarei de Nicty, e que descreverá um pouco da  deliciosa cidade de Niterói. Terei muito assunto a escrever já que Niterói é uma cidade encantada, devido as suas praias, praças, ruas de comércio, teatros, shoppings, restaurantes e gente bonita e criadora de modas. E para começar esta série, falarei um pouco sobre o charmoso bairro de Icaraí.

Icaraí é o bairro mais badalado da cidade de Niterói.  Possui uma simplicidade elegante, alegre e despojada, com toda qualidade do que é descontraído e inovador.

 Praia de Icaraí - a orla de Icaraí, banhada pela baía da Guanabara, é ladeada por um calçadão em pedras portuguesas, com uma largura suficiente para a prática de caminhadas, corridas, pedaladas e passeios à beira mar. A vista desde a praia de Icaraí também é maravilhosa, pois contempla um dos mais famosos cartões postais do mundo: o Rio de Janeiro, com o Pão de Açucar de um lado e o Corcovado do outro.  Existem poucos restaurantes na orla de Icaraí. O eleito para ser mencionado neste post é o Restaurante La Mole, pela comida, ambiente, serviço, preço e vista para a Baía da Guanabara.

Museu de Niemeyer
• Museu de Arte Contemporânea (MAC) – localizado na parte mais alta da praia, quando o bairro de Icaraí faz fronteira com o bairro do Ingá, está o MAC, esta monumental obra do arquiteto Oscar Niemeyer. O museu abriga exposições temporárias e permanentes, contando com um acervo próprio. O prédio em si, já é uma obra de arte. A vista que circunda o museu, em forma de disco voador, outra belíssima obra natural e extasiante do Criador. Por isso, uma visita ao MAC é ponto obrigatório para quem visitar Niterói.

• Rua Cel. Moreira César – A Moreira César, como é conhecida, é o centro nervoso dos consumidores de moda. Principalmente das consumidoras! É chamada de shopping ao ar livre, já que ali fica uma grande concentração das lojas de grife mais badaladas do Brasil, aliada a um bairro residencial. Ruas paralelas e transversais a Moreira César crescem também no sentido comercial. As galerias comerciais e shoppings primam pelo glamour de seus interiores e estabelecimentos. Sobre a gastronomia, recomendo a Browneria do Shopping Icaraí (Moreira César, 229 - no térreo), a Confeitaria Beira Mar, o capuccino do Cine Center (cafeteria localizada embaixo das escadas) e o ComPão (lanchonete original da rede).
Campo de São Bento

• Campo de São Bento – talvez o Campo de São Bento coubesse em um post inteiro, já que este parque é de uma beleza irreverente, que desacata de forma ecológica o cimento frio dos prédios ao seu redor. O Campo de São Bento tem vida própria. Tem paisagem, diversão e arte para todos os gostos e idades. Tem apresentações musicais e teatrais, parque para as crianças, ginástica pública, lago, chafariz, aves domésticas e selvagens, e verde. Muito verde! Desde as centenárias palmeiras imperiais até outras plantas nativas do clima tropical. E todos os sábados e domingos o Campo hospeda uma das feirinhas de artesanato mais encantadoras do mundo. A seleção dos artesãos é feita com tamanha seriedade pela prefeitura, que existe um concurso para a inserção dos expositores no local. A entrada no Campo é gratuita e cães na guia são permitidos.

Leia também Portugal Pequeno, em Niterói

Comentários

  1. É isso! Agora que estou morando aqui adoro estes comentários sobre Niteroi.

    ResponderExcluir
  2. Amanhã é feriado e vou aproveitar estas coisas boas que a cidade oferece e que são descritas aqui de maneira tão atrativa!...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo