Natal, Rio Grande do Norte, é tudo de bom!


Calor, praia e vento contínuo, somado a muita água de coco e comidas típicas, dá uma leseira doida. Assim é Natal, localizada no estado do Rio Grande do Norte, Brasil.
Para curtir ao máximo, seguem algumas sugestões:
1 – Hospedar-se em Ponta Negra é uma boa opção. O bairro é bem turístico, concentrando  comércio, restaurantes e hotéis além,  é claro, de uma boa praia. A vista mais famosa é o Morro do Careca, uma duna fixa que é o cartão postal do lugar.
2 - Dicas gastronômicas: as lojas que vendem castanhas de caju de todos os sabores. Só não exagere na dose senão dá piriri. Sobre restaurantes, também em Ponta Negra, recomendo o Restaurante Barraca do Caranguejo, que é um rodízio de pratos com camarão preparado de todo jeito. Preço bom, localizado a beira-mar, no final da praia, perto do morro do careca.  Para a comida típica nordestina, nada como ir ao Tábua de Carne, também rodízio. E para comer pratos diversos, especialmente frutos do mar, o Camarões.
3 – Dependendo do número de noites que vai ficar em Natal, sugiro os seguintes passeios:
Vista da Praia de Genipabu com dunas móveis
• Genipabu (25 km da cidade) – praia maravilhosa, com dunas móveis e diversas opções de lazer como esquibunda, passeio de jangada, passeio de bugre pelas dunas, passeio de dromedário, etc. Fiz o passeio de dromedário e adorei. E o de bugre com direito a emoção com cabelos ao vento. No mais, vendem de tudo um pouco para comer na praia. Caranguejo e lagosta fresca! Passeio bacana!
• O maior Cajueiro do Mundo está plantado pertinho de Natal, em Pirangi. Você pode aproveitar para fazer o passeio de barco pelas piscinas naturais de Pirangi, uma formação de corais e arrecifes, que na maré baixa aflora à superfície, criando pequenos aquários. Visita que fiz uma única vez, com muito medo de destruir os corais. Nos barcos eles alugam óculos, snorkel e sandálias de borracha, que recomendo, pois protegem os pés de possíveis cortes nos arrecifes. Não vá embora de Pirangi sem provar uma deliciosa tapioca com suco de caju.
• A aproximadamente uma hora e meia de viagem, no município de Tibau do Sul – RN está localizada a Praia da Pipa. Encantadora pelas falésias e sua natureza selvagem. Golfinhos em profusão nadam, principalmente, na Baía dos Golfinhos e em Praia do Madeiro. Esta última, classifico como uma das mais lindas praias, entre todas  que conheço no mundo. Tem uma aura mística, cercada pela mata adornada de coqueirais, que repousa sobre as falésias. Quem gosta de surf, body board ou caiaque, pode contar com aluguel no local. Praia do Madeiro fica pouco antes da entrada da Praia da Pipa. Estacione o carro na estrada e desça a trilha pela mata. Há que se visitar. Imperdível se você tiver chance de ir a Pipa!
Forte dos Reis Magos
• Forte dos Reis Magos – passeio histórico - fica localizado na praia do Forte, perto de Ponta Negra. O nome do forte se deve ao fato de que a construção foi concluída em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis.  Foi construído sobre os arrecifes, para garantir que o embasamento fosse sólido. Foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidas de Portugal. O forte foi dominado pelos holandeses de 1630 a 1654, quando foi retomado pelos portugueses.  Toda essa História é contada com riqueza de detalhes pelos guias que trabalham no forte, com remuneração a critério do visitante. Recomendo!

Não sou fanática pelas compras, mas gosto sempre de dar uma checada:
• Artesanato nordestino em profusão você encontra na Feirinha de Artesanato de Ponta Negra. Bom lugar para objetos de decoração e pequenas lembranças.
• Natal Shopping  - desde Ponta Negra, tem um ônibus que vai direto até o Shopping. Este shopping é simpático, pois tem bons cinemas e praça de alimentação variada. Às vezes a gente enjoa das comidas típicas...
Praia de Madeiro, boa para ver golfinhos desde a areia

Outras dicas: alugar um carro para ir a Praia da Pipa e para Genipabu, pode ser uma boa opção, pois dá liberdade durante o passeio. Mas existem bons passeios à venda lá mesmo ou nas operadoras de turismo. Para Natal, os pacotes incluindo transfer, hotel e aéreo, costumam ter bons preços e funcionar a contento.

Para ler sobre outros destinos no nordeste acesse os links abaixo:
Ólinda situação por uma cidadela!
Salvador, Ba
Um pouquinho de Fortaleza, CE

Comentários

  1. Ai que vontade de ir pra lá agora..hahaha

    ResponderExcluir
  2. Dei uma espiada de novo em Natal. Gostei tanto quando fui. Quem sabe volto um dia?

    ResponderExcluir
  3. Valeu a dica! Ficamos por lá durante 8 dias. Fizemos 4 passeios:

    · Maracajaú (mergulho com snorkel) e Punaú;

    · Bugre nas dunas Genipabu, Jacumã, Deserto dos Anjos e uma outra que esqueci o nome (com direito a nadar na nascente do Rio Pratagi e comer lagosta no espetinho a R$ 5,00);

    · Mini tour, conhecendo o cajueiro e a fortaleza dos Reis Magos e

    · Ida a Pipa de Van – com passeio de lancha para ver os golfinhos.

    Queríamos ter ido a João Pessoa para ver o por do sol ao som do bolero de Ravel, mas preferimos curtir a Praia de Ponta Negra.

    Tenho vontade de voltar lá e levar a Gabi.

    Lá é realmente tudo de bom: brisa para abrandar o calor, água do mar e de rio quentinha, comida gostosa, pessoas educadas.... amei!

    Obrigada mais uma vez pela dica!

    Bjus.
    Neide Rocha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo